Lendas da cutelaria


Em todos os negócios existem os honestos, os profissionais e os que procuram os meios mais fáceis e nem sempre corretos para venderem seus produtos assim existem denominações que procuram levar o interessado a ter uma falsa expectativa quanto ao desempenho da lâmina.
Solingen
Alguns colocam a marca Solingen em suas facas para dar a impressão de que são feitas na Alemanha com bons aços. Não existe a marca Solingen na Alemanha pois Solingen é uma região produtora de aços. É muito diferente quando o fabricante coloca a sua marca e cita: aço de Solingen.
Aço cirúrgico
Outros para evocarem o poder de corte da lâmina colocam: “Aço cirúrgico”. Perguntei a um amigo que é cirurgião plástico sobre o poder de corte dos bisturis de hoje e segundo ele como são descartáveis usam aços ordinários, alguns bisturis são abertos e jogados fora de tão ruins, outros praticamente serram o paciente que felizmente está anestesiado.
Tempera secreta ou mística
Fazer a tempera em noites de luas especiais ou usando sangue, urina, vinho ou outras substâncias esquisitas não melhora a lâmina. São apenas espertezas de pessoas que não sabem fazer corretamente então inventam estas conversas.
Aço secreto
Usar meteorito misturado ao aço é outra lenda usada.
Alguns desonestos ainda fazem a faca em inox 420 mais barato e gravam 440C na lâmina por isto é muito importante conhecer a idoneidade de seu fornecedor.
Perda do fio
Cortar cebolas e lavar a faca em água quente não estragam o corte. O que estraga o corte é usar a faca sobre superfícies duras como porcelanas e vidros.
Hoje existem inúmeros bons cuteleiros no Brasil. Pessoas honestas trabalhadoras e com grande conhecimento técnico para a produção de obras de arte com a tecnologia necessária e adequada ao bom desempenho como ferramentas de corte. Desconfie quando a conversa for para lados místicos e esotéricos pois uma faca é composta de aço e materiais de empunhadura e fornituras agrupados com técnica e arte, somente isto. Não existe reza ou superstição que possa melhorar uma faca, apenas o conhecimento técnico do artesão e a qualidade dos materiais empregados.
Esperamos tê-lo auxiliado fornecendo informações básicas úteis para que tome uma boa decisão e compre a ferramenta adequada a sua necessidade no entanto se ainda tiver dúvidas entre em contato.
Atenciosamente,Marcos Cabete